“Existem manhãs em que abrimos a janela, e temos a impressão de que o dia está nos esperando.”

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

TRANSFORMERS




Em que mundo vive uma criança hoje?
Sem pestanejar a resposta é simples e direta, “Bem diferente do tempo que vivi!
Então o que significa ser criança hoje? Em um mundo de consumo que presencia a tecnologia avançando abruptamente, não há a menor sombra de duvida em dizer que a infância esta cada dia menor, menos sociável, mais egoísta. Com o avanço tecnológico as brincadeiras mudaram muito, antigamente elas se divertiam com brincadeiras simples, e saudáveis, evitando assim que se tornassem sedentárias e obesas. Além de possuírem imaginação e criatividade, tinham também a oportunidade de conviverem com outras crianças, trocando idéias e ideais.Com tecnologia atual nossas crianças estão sendo escravizadas, solitárias, perdendo o contato com a vida lá fora,não se brinca mais como antigamente, cada vez mais as brincadeiras e formas de se divertir estão puramente virtuais. Mas de quem é a culpa, dos pais, que investem em divertimentos virtuais, para suprir a falta de tempo com seus filhos, ou deste mundo louco que nos enfia goela abaixo o que é melhor para nossos filhos. Uma infinidade de atividades foi substituída pela frieza e solidão do mundo virtual.
Hoje, me remetendo ao meu tempo de criança, sinto uma saudade imensa dos momentos felizes que eu vivi.Eu e todas as crianças da minha época tínhamos uma vitalidade incansável; na maioria das vezes juntávamos um grupo de crianças e lá na rua mesmo a diversão surgia.Disputa de meninos e meninas no jogo de queima com bola de meia, o bate lata, jogo de taco, peões, bolinhas de gude, diversões preferidas das tardes quentes e frias.Não faltava imaginação, qualquer pedaço de corda velha era motivo de juntar todas as meninas e até mesmo meninos para o pula cordas incansável.Nossas imaginações iam a mil, quando nos reportávamos para os heróis dos nossos programas preferidos, daí surgiam os cawboys e índios, mocinhos e bandidos; montávamos em nossos cavalos velozes feitos de cabo de vassoura, corríamos o dia todo sem se cansar.Até mesmo meu cachorro vira-latas participava das brincadeiras, para mim ele era o verdadeiro Rin-tin-tin, pena que ele não obedecia ao meu comando quando no meio da brincadeira eu gritava“yo ho Rinty”e ele corria assustado procurando um local seguro para se esconder. Você poderia estar no céu ou inferno, para isso precisávamos apenas de um pedaço de tijolo, carvão  um pedaço de vareta, uma casca de banana ou outra coisa qualquer, era só riscar a amarelinha e a brincadeira estava formada. Até mesmo os dias com ventos, não nos tirava o animo de brincar, juntávamos algumas varetas, papel de seda e lá  estava o nosso maravilhoso pipa no céu a disputar com outros tantos em um verdadeiro jogo de guerra nos ares, sem a necessidade de um joystiq, apenas uma lata alguns bons metros de linha e nosso super herói pipa.
Hoje me sinto triste ao ver crianças preocupadas com o mais novo jogo lançado,o celular da moda, meninas preocupadas com o corpo,roupas e como fazer a coreografia sensual da musica do momento. Ai me pergunto; -“ NO QUE ESTÃO TRANSFORMANDO NOSSAS CRIANÇAS...” 
Autora do post Eliana Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.